MAPA

MAPA

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Hospitaleira Eirunepé


Hospitaleira Eirunepé

Hiram Reis e Silva, Eirunepé, Amazonas, 20 de janeiro de 2013.

A recepção em Eirunepé foi muito cordial, a Guarda Municipal, tão logo, chegamos nos acolheu e nos indicou uma área para aportar temporariamente as embarcações, até que o Comandante da Polícia Militar, 1º. Ten PM Ricardo chegasse com seus homens e viaturas. Deixamos nosso material nas instalações da PM e nos encaminharam ao Hotel Líder onde fomos acomodados confortavelmente pela sua querida gerente Eny Martins de Alencar. Foi muito bom desfrutar novamente de instalações sanitárias descentes e tomar banho com água inodora e incolor.

O Ir:. Francisco Dejanir, venerável da loja Maçônica Luz e Ordem do Juruá nº. 14 veio até o hotel nos cumprimentar logo depois do almoço. Partimos em busca do jovem prefeito Joaquim Bara Neto. Eu tinha ficado impressionado com os relatos dos ribeirinhos sobre ele e queria conferir com meus próprios olhos. Conheci também nesse dia o Sr. Pedro Souza, parente do Cel Pastor que se prontificou a nos ajudar no que precisássemos.


-  “Ser pobre e humilde não é defeito, queremos Bara para prefeito”

Só conseguimos encontrar o prefeito no dia seguinte e me surpreendi quando me apontaram um trabalhador carregando um carrinho de cimento que me garantiram se tratar do prefeito Bara. O carismático líder estava no comando e na execução da operação “tapa-buracos”, da via que dá acesso à Universidade do Estado do Amazonas (UEA) preocupado em concluir a operação antes das aulas.

No dia seguinte encontramos novamente o Prefeito capitaneando um mutirão cívico-sanitário e dali fomos juntos para um restaurante mais reservado onde pude realizar uma entrevista que pretendo relatar na íntegra no meu livro. O Prefeito foi pescador e agricultor e tornou-se mais tarde vereador de Eirunepé. Nas últimas eleições resolveu candidatar-se prefeito com o intuito de auxiliar o então prefeito Dissica que tentava a reeleição. Sua intenção era captar parte dos votos do adversário de Dissica, mas o que aconteceu é que Bara acabou se elegendo por uma diferença de 396 votos. O Prefeito cercou-se de um secretariado capacitado e competente com o qual tivemos oportunidade de conviver nesses poucos dias. O Sr. Ribamar, Secretário da Cultura Ex-ativista da UNE nos franqueou as instalações da UEA para que pudéssemos atualizar nossas informações e proporcionou-nos uma visita prazerosa ao Lago dos Portugueses que banha a sua cidade




-  Agradecimentos

Eirunepé foi a primeira cidade do Juruá em que pudemos contar com o apoio irrestrito de representantes dos seguimentos mais importantes da sociedade. Guardaremos, com muito carinho, os bons momentos que desfrutamos com cada um de vocês.


Nenhum comentário:

Postar um comentário