MAPA

MAPA

quarta-feira, 20 de junho de 2012

Lendas de São Gabriel

“É na tradição, nas antigas narrativas, nesses arquivos universais chamados erroneamente de lendas, é nos velhos contos que o homem poderá encontrar a sua verdadeira identidade mágica”. (Mario Mercier)
São inúmeros relatos de avistamentos de OVNIS (Objetos Voadores Não Identificados) na região de São Gabriel da Cachoeira e do Alto Rio Negro em geral. A memória ancestral indígena aliada à ignorância e à ingestão de narcóticos como o Ipadu por parte dos nativos fazem com que alguns fenômenos naturais sejam transformados em supostos avistamentos de extra-terrestres.
-  OVNIs
Nos Caminhos da Coca
Pedro Tucano contou-me que, certa época, quando ainda jovem, esteve visitando a Missão de Maturacá, em companhia de dois amigos. (...)
Certa noite, estava semiadormecido quando notou uma claridade fora do normal e ouviu um barulho semelhante a uma rajada de vento. Abriu bem os olhos e assistiu, então, a um espetáculo jamais imaginado: ao sul do Pico Guimarães Rosa, na serra do Imeri, o terreno abriu-se em uma fenda de tamanho descomunal. Parecia uma casamata encravada na encosta da montanha, da qual partia uma intensa claridade azulada. Pela porta gigantesca, de repente, começaram a sair esquadrilhas de discos voadores, que desapareciam na escuridão da noite. Quando já haviam saído centenas desses objetos, inexplicavelmente a porta se fechou, voltou a escuridão da noite e tudo retornou ao normal. (...) Contou tudo aos Padres que não lhe deram importância. (...) Pedro Tucano confessou que chegou a um ponto que já andava desconfiado de sua sanidade mental. Seis meses depois, resolveu pôr a prova aquela incômoda situação de loucura. (...) Não mais resistiu e, sem dizer nada a ninguém, retomou o caminho de Maturacá. Na Missão conseguiu um casco velho de jatobá e remou novamente Rio Caubari acima. (...) Uma noite, outra depois, e, afinal, nada apareceu. (...) Felizmente, como tivesse consigo boa reserva de pelotas de Ipadu, pôde aguentar mais alguns dias sem comer. Mas a viagem de volta foi trágica. Picado por morcegos hematófagos, o seu corpo cobriu-se de chagas. Os voadores acabaram por constatar a sua debilidade e passaram a atacá-lo vorazmente, até que Pedro caiu desmaiado, entregando-se à fúria invencível dos vampiros. Pedro Tucano disse então que, nessa oportunidade, teve um sonho que me foi descrito detalhadamente:
Apareceu-lhe um ser esquisito, com forma de gente, mas com cabeça de lagarto, de olhos vivos e radiantes. Em vez de cabelo, ele era dotado de antenas, e a sua boca era luminosa. Expressando-se fluentemente no idioma tucano, o mostrengo deu uma série de explicações e recomendações. Confirmou ter ele - Pedro, realmente, descoberto a boca da caverna mais secreta do planeta Terra: a porta de entrada de uma Cidade subterrânea, cujos habitantes eram física, intelectual e espiritualmente mais evoluídos que os terrenos. O bicho afirmou que aqueles viventes dominavam a energia cósmica, a comunicação telepática e eram donos do espaço sideral, onde viviam e pregavam o amor.
Interessante era o fato de Pedro utilizar um vocabulário erudito, inconcebível para um índio. Assim prosseguiu ele:
O vulto assegurou que os habitantes da Terra estão longe de compreender aquele mundo evoluído; que devem sofrer muito ainda, antes de desvendar os segredos da natureza, e aceitar as maravilhas da vida espiritual.
Antes de desaparecer, o extra-terreno ainda insistiu em tom professoral:
Vocês não estão aptos a compreender os segredos das galáxias! Pedro, volte para o seu Lugar. Nunca mais se refira a este episódio. Desminta tudo. Se insistir nesse assunto, morrerá! (BRASIL - 1989)
Mistérios do Brasil
Se transplantarmos essas teorias à região de São Gabriel da Cachoeira, chegamos à conclusão de que ela foi e está sendo visitada por muitos OVNIs e extraterrestres (...)
- Nestes últimos dias, apareceu um deles no quintal da casa do vizinho. Eles pensaram que era alguém com uma lanterna, mas notaram que a luz era muito mais forte e de cor vermelha, ficando parada no ar por muito tempo (...)
- Sim, já vi. Ele é, como disse antes, do tamanho de uma lamparina e parece com uma lanterna que foca para baixo, de cor vermelha como o fogo. (...)
Instantaneamente tive um “insight”, uma espécie de eureca. Tinha diante de mim uma prova irrefutável de como os conteúdos culturais podem dar roupagem particular ao fenômeno OVNI, como alguns psicólogos, ufólogos e ociólogos haviam especulado. (MAUSO)
Relâmpagos Globulares 

As explicações científicas, para a maioria dos casos, entretanto, não são do conhecimento dos nativos. Dentre elas mencionaremos apenas a que, certamente, é a que mais comumente ocorre na região do Alto Rio Negro.
São os relâmpagos de bola, também conhecidos como relâmpagos globulares, bolas de fogo ou relâmpagos raros. No interior do Brasil, eles são chamados de mãe do ouro e, segundo a lenda, seu aparecimento indicaria a existência desse metal no subsolo daquela região. Ainda se sabe muito pouco a respeito dos relâmpagos de bola. Eles têm tempo de duração de aproximadamente quatro segundos (em média), forma quase sempre esférica (diâmetros entre 10 e 40 cm) e cores que variam entre branco, amarelo e azul. Têm brilho semelhante ao de uma lâmpada fluorescente, emitem um som sibilante (som muito agudo, como um forte assobio) e desprendem um odor forte (geralmente de enxofre), terminando numa explosão ou desaparecendo repentinamente. Dizem que ele é capaz de atravessar as paredes e janelas das casas e a fuselagem dos aviões. Esses relâmpagos muitas vezes são confundidos com OVNIs ou fantasmas e, até meados do século passado, eram considerados ilusão de óptica ou uma interpretação errada de outros fenômenos naturais. (Universidade Federal do Pará - UFPA)
Vamos citar apenas duas das diversas formas mais conhecidas para a geração de relâmpagos-bola que, pelas características geológicas locais, têm maior possibilidade de ocorrer na região de São Gabriel da Cachoeira:
1) A movimentação das placas tectônicas gera uma enorme pressão provocando, no subsolo, a ionização de gases, que podem chegar à superfície através das falhas geológicas. Os relâmpagos realizam movimentos aleatórios e, rapidamente, se desfazem;
2) O atrito dos ventos nos picos das montanhas carregam eletricamente todo o maciço. O efeito elétrico do poder das pontas, no pico, gera uma bola ionizada que pula até o outro morro, em um movimento em forma de um arco, neutralizando-se.
Relatos antigos de Lobo d’Almada e do Dr. Antônio Escallón mencionam um terremoto que foi sentido na região do Rio Uaupés e Santa Fé de Bogotá, atual Bogotá - Colômbia, na manhã de 12 de julho de 1785, reforçam a teoria da formação de relâmpagos globulares em virtude da movimentação das placas tectônicas.
Tremores de Terra (SGC) - 1785
A parte ocidental da fronteira do Rio Negro e a setentrional da fronteira do Solimões, em diversos tempos, têm sido combatidas por tremores de terra. Não se sabe o tempo em que eles acontecem, nem se eles têm Lugar depois de grandes calmas, ou logo depois da quadra das chuvas. O que no ano de 1785 sentiu o Coronel Manoel da Gama Lobo d’Almada andando no reconhecimento da comunicação mais alta do Rio Uaupés, o Japurá, foi na manhã de 12 de julho pelas 08h10min; teve três minutos de duração, e foi muito forte ao princípio; referiu às dez horas e com menos força. Em dezembro de 1827, houve outro em toda a fronteira do Solimões que durou cinco minutos com grande impulso. (BAENA)
Señor mío: Habiendo-se experimentado en esta capital el día 12 del qué sigue, como a las siete y tres cuartos de la mañana un terrible Terremoto cuya duración sería de tres a cuatro minutos, ha ocasionado daños considerables en casi todos los Edificios de esta Ciudad, (…) (Dr. Antônio Escallón)
-  Círculos Entalhados na Rocha
Um pouco mais abaixo, na margem do Rio, chamou-me a atenção um grupo de rochas lisas sobre as quais pescavam algumas pessoas. Aproximamo-nos e vi sobre elas vários círculos perfeitamente talhados, cujo diâmetro variava entre dez e no máximo trinta centímetros, com uma profundidade não maior que três centímetros. Vários deles apresentavam protuberâncias centrais. Obra da natureza? Não, junto a eles apareciam sulcos profundos, perfeitamente talhados e polidos, dispostos em feixes em forma de leque, geralmente em grupos de três ou quatro e de comprimento variável.
- Ah! Isso aí é coisa da época em que a pedra era mole seu moço ... (MAUSO)
Se o escritor Pablo Villarrubia Mauso tivesse lido as “Notas de um botânico na Amazônia” de Richard Spruce, não se entregaria a divagações surrealistas a respeito da autoria das tais panelas, vejamos o que disse Spruce:
(...) diferente do que ocorre com as panelas, que são orifícios cilíndricos frequentemente encontrados nas rochas das cachoeiras dos Rios Negro e Uaupés, os quais resultam obviamente da ampliação de buraquinhos produzidos acidentalmente por seixos, em decorrência dos grãos de areia que neles se entranham e ali dentro passam a girar, impelidos, pelo vaivém das ondas que se formam nos trechos encachoeirados durante as cheias. (SPRUCE)
-  São Tomé ou Sumé
Pegada de Sumé no Morro da Fortaleza
- No alto dessa colina, o chão é de pura pedra. Ali estão gravadas umas figuras que o povo diz serem as partes do boi (ou anta). Também tem a marca de uma pegada na pedra, onde as pessoas deixam flores, velas e fazem preces. O povo diz que é a pegada de um anjo.
- Ora, acho que isso deve ser algo relacionado com as famosas pegadas de Sumé ou Pai Tomé! Exclamei admirado. (MAUSO)
 

O Profeta Andarilho
“Vi com meus próprios olhos, quatro pisadas muito significativas com seus dedos, as quais algumas vezes cobre o Rio quando enche”. (Manuel da Nóbrega)
Sumé, por sua vez, aparece citado pelo Padre Manuel da Nóbrega em suas Cartas do Brasil (1549). É uma figura misteriosa, que surgiu “antes do Descobrimento - informa o mestre Câmara Cascudo - e ensinou aos índios o cultivo da terra e as regras morais”. Uma curiosidade especifica de Sumé é ele ser um branco e ter desaparecido “caminhando sobre as águas do mar”, em direção à Índia. As características apontam para um pajé de raça branca. A tradição tupi-guarani fala de um homem sábio e milagreiro que veio até eles há muito tempo: um provável precursor dos missionários, a quem chamou Sumé (tupi) ou Pay Zumé (guarani). É possível que seja uma corruptela de Tomé, o apóstolo incrédulo. Tomé foi designado para levar o Evangelho de Cristo aos gentios, aos selvagens. (PEREIRA)
O mito Sumé é um enigma que abrange todo o Continente Americano. Possui muitos nomes: Sumé, Xumé, Pai Abara entre nossos índios, Quetzalcoatl na América do Norte, Sommay entre os Caribas; no Haiti era Zemi, na América Central era Zamima, e muitos outros, mas a figura é sempre a mesma, homem branco, longa barba, portando uma “borduna trovejante”, saía das águas para mostrar aos nativos como construir casas, a se organizar, a cultivar frutas, verduras e legumes e outras técnicas.
Eles têm lembrança de São Tomé (...) Queriam mostrar aos portugueses pegadas de São Tomé no interior do país. Quando falam de São Tomé, chamam-no de pequeno deus, mas dizem que havia outro deus maior (...). (anônimo europeu - 1514)
O Pastor calvinista Jean de Léry pregou para os Tupinambás nas cercanias do Rio de janeiro na década de 1550. Um velho agradeceu a Léry as explicações que ele dera sobre as maravilhas do cristianismo, mas disse:
Seu sermão me fez recordar aquilo que ouvimos tantas vezes nossos avós relatar, isto é, há muito tempo - há tantas luas que já não conseguimos mais contá-las - um mair (que significa forasteiro) vestido e barbudo como alguns de sua gente veio a esta terra. Ele esperava conduzir nossos ancestrais à obediência de seu Deus e dirigiu-se a eles na mesma língua que vocês empregam conosco hoje. No entanto, conforme ouvimos dizer de pai para filho, eles se recusaram a acreditar. Chegou, então, outro homem que, como sinal de maldição, deu-lhes de presente uma espada. Como resultado, desde aquela época sempre nos matamos uns aos outros (...) a tal ponto que (...) se agora abandonássemos esse costume e desistíssemos, todas as tribos vizinhas zombariam de nós. (HEMMING)
Também da vinda do Apóstolo São Tomé à América e que os ensinara o modo de cultivar as suas sementeiras, que todas se cifram na mandioca e farinha-de-pau, e poucas outras. (DANIEL)
(...) “o antigo”, cabeleira ruiva e estatura maior que a dos outros homens, anda à tona nas águas ou sobre as nuvens. Essa criatura portentosa ensinou os homens a servirem-se da natureza, “inventou” o bodoque e as danças e fere com flecha invisível, o coração dos inimigos. (Arthur Ramos - Introdução à Antropologia Brasileira)
(...) disseram que, de acordo com a informação que possuíam, era um homem alto com roupa branca que chegava até seus pés, e que sua veste tinha um cinturão, e trazia o cabelo curto com uma tonsura na cabeça, à maneira de um Padre, e que carregava na mão uma certa coisa que parecia lembrar o breviário que os Padres trazem nas mãos. (Juan de Betanzoz - Noticia de Suma y narracción de los incas)
O profeta andarilho era estimado por todos, até que resolveu estabelecer normas moralizadoras; condenando a antropofagia e a poligamia, provocou a ira dos indígenas. Tentaram matá-lo por diversas vezes, mas Sumé sempre conseguia escapar ileso. Por fim cansado das atitudes traiçoeiras dos seus favorecidos, retirou-se, andando sobre as águas de onde havia surgido. Prometeu que voltaria para cumprir a missão que recebera.
Misterioso personagem que veio do mar (...) e nessa direção desapareceu depois que, molestado por alguns, se desgostou e deu por terminada a sua missão de legislador e mestre de todos eles. (STADEM)
(...) pregou-lhe a palavra do bem e censurou sua imoralidade. Furiosos por verem seus excessos censurados, os camponeses se apoderaram de Tonapa, flagelaram-no e amarraram-no a três pesadas pedras. Subitamente, três magníficas águias desceram dos céus; com o bico serrado, cortaram as amarras e libertaram o prisioneiro. Tornou à praia, estendeu seu manto sobre as ondas e, vagando nele, como num barco, rumou para a praia... (Siggfried Huber - O Segredo dos Incas)
Foram vistas por Nóbrega, Montoya e muitos outros, pegadas em rochas, que dariam o testemunho da passagem e das viagens do apóstolo São Tomé pelas Américas. Estas pedras, gravadas em baixo relevo e sobrepintadas, identificam pontos importantes do caminho pré-histórico. Inscrições no mesmo estilo são encontradas na Bolívia e Peru, atestando a presença do herói mítico, que teria partido do Brasil em direção aos Andes.
A lenda caía como uma luva para os missionários religiosos. Ao mesmo tempo que os levava a considerar que estavam dando prosseguimento à obra do apóstolo, facilitava também sua relação com os indígenas que associariam a eles a imagem de São Tumé.
Relato Pretérito - Sumé
O haver tradição de ter evangelizado a Fé na América, o Apóstolo São Tomé é já hoje, sem controvérsia de dúvida porque, além de outros muitos fundamentos, de que cremos vendo pelo discurso desta obra alguns, há e se conserva em alguns tapuias esta tradição; pois perguntados por alguns outros fundamentos quem lhos ensinou, respondem que um homem chamado Sumé, cuja resposta com os mais fundamentos claramente convence desta verdade. Chamaram-lhe Sumé, e não Tomé, é pequena corrupção do vocábulo, que nos índios é muito desculpável pela falta de livros e memórias que não têm, porque criados à lei da natureza, sem aprenderem a ler e escrever; e também os desculpa o longo tempo de tantos séculos. Por isso, se não deve estranhar em gente tão rude a pequena mudança do “T” para o “S”, especialmente ficando tão semelhante o som das duas palavras “Tomé” e “Sumé”; quando nos mesmos europeus, e nos mais literatos homens se estão achando a cada passo estas corrupções de vocábulos, como se vê na palavra “Portugal”, que antes era “Portus Calis”, Setuval - “Coetus Tubalis”, Santarém - “Santa Iria”, e em milhares de outras palavras. Acresce mais para confirmação de que os índios na palavra “Sumé” querem dizer “Tomé”, a pronúncia do “T” ou “Taf” dos hebreus, a que estes lhe dão o distinto som de “T”, como nós os portugueses, mas uma pronúncia muito semelhante a “S”, ou mais propriamente entre “T” e “S”. De sorte que, com serem os caracteres os mesmos em todas as nações, nem em todas as línguas têm o mesmo som; seja prova, além de outras, a pronúncia do mesmo “T” na linguagem inglesa, porque não o proferem os seus naturais com o som de “T”, mas de “D”; ou um meio entre “T” e “D”, mais parecido a D; e o mesmo sucede a outros caracteres. Da mesma sorte na língua hebraica tem o “Taf”, uma pronúncia, como média entre “T” e “S”, antes mais semelhante e parecida a “S”; e como São Tomé, de quem o ouviram era hebreu, lhe daria a sua própria pronúncia muito semelhante a “S”; e por isso na tradição dos índios ficou perpetuada como Sumé.
É certo que há ainda outros muitos fundamentos desta verdade, e não é pequeno a imagem da Virgem Senhora Nossa com o Santo Menino Jesus nos braços, que se achou no império do México, por certo que naquele império não consta que entrasse alguém, como em toda a mais América primeiro que os castelhanos e portugueses; logo não há fundamento para atribuir a outrem o levar àquela tão distante região a notícia e conhecimento da Senhora senão a algum Santo Apóstolo, porque - In omnem terram exivit sonus eorum, et in fines orbis terrae verba eorum (Por toda a Terra espalhou-se o som de sua voz, e sua palavra pelos confins do Orbe). Que os espanhóis fossem os primeiros intrusos na América também parece ser evidente, porquanto nas histórias não se acha notícia alguma de todo aquele Novo Mundo, antes deles; razão por que alguns cuidaram ser ele a Ilha Atlântica, de que falam as histórias. E se alguém repara o como podia São Tomé correr tanto mundo em tão distantes regiões, como são Partos, Medos, Persas, Hircanos, Índios e Chinas, e depois vir a evangelizar outro Novo Mundo na América, quando só para o correr apenas chega a vida do homem, segundo a grande distância que vai do México ao Brasil. Respondo que assim é naturalmente; mas por virtude divina, não só podia correr todas as sobreditas províncias, mas todo o mundo uma, e muitas vezes. Que isto não só era factível virtute ex alto (por virtude do alto), mas que, na verdade assim sucedeu aos Santos Apóstolos, consta das histórias eclesiásticas e ainda das Divinas Escrituras; e do mesmo glorioso São Tomé o contam os índios na sua tradição, dizendo que lhes apareceu aquele varão santo; e pregou, mas vendo que eles o não queriam acreditar, nem ouvir, se apartou deles caminhando a pé enxuto pelo mar, como, além de outros, refere o grande Padre Vieira, escrevendo esta tradição dos índios do Brasil. Mas para que se veja quão grandes, e muitos são os fundamentos que solidam (confirmam) esta verdade, continuarei em apontar outros, que ainda existem, talvez para memória dos vindouros, e para abono dos índios.
Seja o primeiro a Capela do Bom Jesus no Rio São Francisco. Entre as cousas mais notáveis que acharam os portugueses naquele Rio, foi uma Capela cavada, e lavrada em um rochedo nas margens do Rio; descobriu-se por ocasião de um ermitão, que saindo do povoado para buscar algum deserto, onde fazendo rigorosa penitência de seus pecados, cuidasse só na sua salvação eterna, deu com uma paragem, que lhe pareceu bem acomodada ao seu intento, e chegando a ela, viu um côncavo por modo de Capela, ou Templo, entrou dentro, e indo a pôr uma imagem do crucifixo no altar, achou feito nele um buraco, como se tivera sido aberto de propósito para o intento. Divulgou-se o caso, e principiando a concorrer já romeiros, e já moradores, se começou a povoar, e desde então está servindo de Igreja, e cuido que também de freguesia, porém ainda no distrito do mesmo Amazonas temos mais templos.
Deságua no mesmo Rio Xingu o Rio Jaracu da banda de Oeste, e por ele dentro cousa de 15 dias de viagem, já pelo Rio, e já por terra nas terras, e sítios dos índios averãs, se admira outro templo, que segundo algumas circunstâncias, não é obra da natureza, mas artifício, ou natural, ou sobrenatural, porque afirmam aqueles índios que tem valvas de pedra com suas dobradiças, como os nossos portais, e que sempre estão fechadas. Perguntados pelo que tem dentro, respondem que nem sabem, nem podem saber; porque assim que alguém intenta abrir aquelas portas, sai ou vem de dentro um grande resplandor (resplendor - claridade intensa) tão respeitoso, que obriga a fechar não só os olhos, mas também as portas; por esta razão carecemos de saber as suas miudezas, e que respeitoso resplendor seja aquele, donde sai, ou de que se origina. Nem posso deixar de estranhar aos missionários daquele Rio o descuido de não procurarem averiguar pessoalmente as circunstâncias e miudezas daquele templo; e talvez que aquele resplandor seja misterioso, e para se manifestar, só espere algum ministro evangélico, que com a sua pregação faça idôneos, e capazes aqueles miseráveis selvagens de que Deus lhes manifeste os seus mistérios, e o misterioso daquele resplandor.
No Rio Coroa está uma grande concavidade por modo de templo, e igreja; tem um grande portal bizarreado com seus frisos, e por cima arquitetado com seus arquitraves (parte da trave que repousa sobre os capitéis), que representam um frontispício (face principal). Fora da porta de um, e outro lado tem uma grande pedra, e ambas rematam com uma cabeça alguma cousa, toscas de modo, e feitio de cabeças de pretos, e representam duas estátuas das quais só permanece uma, porque uns índios mansos, que costumavam ir àquele Rio ao provimento do cravo, degolaram a outra; mas nem eles, nem os brancos que iam por cabos tiveram a curiosidade de o medirem, segundo as suas proporções, e mais miudezas, ou ao menos de o delinearem com algum rascunho.
Mais curiosos foram os que mediram outra semelhante no Rio Tapajós, que com grande cabedal (caudal) deságua acima do rio Coroa. Entre os mais Rios, e Ribeiras, que recolhe o Tapajós é um o Rio Cuparis, a pouca mais distância de três dias, e meio de viagem da banda de Leste no alegre sítio chamado Santa Cruz; é célebre este Rio, mais que pelas suas riquezas, de muito cravo , por uma grande lapa feita, e talhada por modo de uma grande Igreja, ou Templo, que bem mostra foi obra de arte, ou prodígio da natureza. É grande de cento e tantos palmos no comprimento; e todas as mais medidas de largura, e altura são proporcionadas segundo as regras da arte, como informou um missionário jesuíta, dos que missionavam no Rio Tapajós, que teve a curiosidade de lhe mandar tomar bem as medidas. Tem seu portal, corpo de Igreja, Capela-mor com seu arco; e de cada parte do arco uma grande pedra por modo de dois Altares colaterais, como hoje se costuma em muitas Igrejas; dentro do arco, e Capela-mor tem uma porta para um lado, para serventia da sacristia. O missionário que aí quiser fundar missão, já tem bom adjutório (auxílio) na Igreja, e não o desmerece o lugar, que é muito alegre. Bem pode ser que nos mais Rios e Distrito do Amazonas, e seus colaterais haja algumas outras Igrejas, ou Capelas; nestes três Rios Tapajós, Coroa e Xingu se descobriram estas, por serem mais frequentados.
Mas quando não haja outros sinais, bastam estes para se inferir ser moralmente certa a pregação de São Tomé na América. Nem é pequena conjectura, e congruência a fruta das bananas, chamada na Ásia figos, e na América pacovas de São Tomé, como também a mandioca, ou farinha-de-pau, que é o pão usual de todos os americanos, nos quais se conserva alguma tradição, de que também da vinda do Apóstolo São Tomé à América e que os ensinara o uso dela, talvez porque antes só comiam frutas do mato, à maneira de feras, como ainda hoje fazem muitos. (DANIEL)
-  Espada de Ouro
Acontece que perto desse morro foi descoberta há vários anos uma magnífica espada de ouro. Parece que foram uns técnicos do projeto RADAM que encontraram a tal espada com um detector. Eles a levaram e nunca mais ouvimos falar dela. Estava debaixo de uma lápide de mármore. Podia ser dos espanhóis. O mais esquisito é que até o momento em que a espada esteve lá, todos os pequenos aviões que passavam lá em cima tinham suas bússolas reviradas, como se houvesse alguma imantação naquele morro. (MAUSO)
Estas são apenas algumas das lendas que colhemos junto aos nativos locais e que são confirmadas por diversos autores. Muitas possuem explicações científicas, outras nem tanto. O fato é que, quanto mais primitivas as culturas mais impregnadas de lendas e mitos que foram passados oralmente para as gerações atuais. Estas narrativas foram sofrendo alterações de acordo com a imaginação de seus interlocutores, desprovidos de qualquer espírito crítico, que as aceitavam como verdadeiras. Por isso, encontramos, hoje, tantas divergências conceituais referentes a uma mesma lenda, supostamente ancestral, adotada uma mesma etnia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário