MAPA

MAPA

domingo, 15 de janeiro de 2012

Município de Nova Olinda do Norte, AM

Município de Nova Olinda do Norte, AM


Hino de Nova Olinda do Norte
(Letra e Música: Elcileia Fonseca de Souza)

Às margens do Rio Madeira 
Ao longe se pode avistar
Uma cidade hospitaleira
Ilhas e matas a deslumbrar
Encanta os visitantes
Vindos de todo lugar
Os filhos dispersos da terra
Não esquecem de voltar.

Cheia de história e lenda
Que no passado surgiu
Nova Olinda do Norte
Nossa terra varonil
Rios, lagos e igarapés.
Ricos em pesca e paisagens
Caboclos que plantam e colhem
As riquezas desta cidade

Nova Olinda tu és pujante
De belezas naturais
Petróleo, potássio e salgema
Suas riquezas minerais (...)

-  Cronologia Histórica da Borba Brasileira

O nome Nova Olinda do Norte originou-se de Olinda, denominação da propriedade de Fulgêncio Rodrigues Magno, comerciante no Paraná do Urariá, e da expressão do Norte, acrescentada pelo Governador do Amazonas, Plínio Ramos Coelho, ao criar o Município. Habitavam primitivamente a região, os índios: Turás, Muras, Mundurucus e outros.

1955   -  pela Lei Estadual nº 96, de 19 de dezembro, o Município de Nova Olinda do Norte foi criado, com território desmembrado dos Municípios de Maués e Itacoatiara, com sede na localidade de Nova Olinda do Norte, elevada à categoria de cidade.

             A história de Nova Olinda do Norte está estreitamente ligada à exploração do petróleo do Amazonas. No dia 13 de maio jorrou petróleo em Nova Olinda. O Governador Plínio Coelho apareceu nas primeiras páginas dos jornais brasileiros com o seu terno de linho branco tingido com o petróleo que jorrou do poço pioneiro 1-NO-1-AM, da PETROBRAS. Nova Olinda ficou conhecida como a cidade do petróleo e chegou a ser visitada por dois Presidentes da República – Café Filho e Juscelino Kubitschek. Outras cinco perfurações foram feitas nas proximidades do poço pioneiro, nos dois anos que se seguiram a essa data histórica. O período de euforia e esperança teve, no entanto, curta duração. O petróleo voltou a jorrar no poço 2-NO-AM, mas a PETROBRAS, acatando argumento do famoso Relatório Link, alegou que o hidrocarboneto da região não tinha valor comercial e determinou o fechamento dos poços.

1956  -  foi instalado, no dia 31 de janeiro, o Município de Nova Olinda do Norte.

-  Aspectos Físicos e Geográficos


A sede do Município está situada na margem direita do rio Madeira, a 138 km em linha reta e 144 km via fluvial da capital do Estado. Limita-se com os municípios de Maués, Borba, Autazes e Itacoatiara. As coordenadas cartesianas de Borba são 3°53’12,6”S e 59°05’11,8”O.

Área Territorial: 5.887 Km2.

Clima: Tropical chuvoso e úmido.

Temperatura: a temperatura média é de 27,3°C, e a umidade relativa do ar entre 80% e 85%.

Altitude: 30 m acima do nível do mar.

-  Economia

Setor Primário

Agricultura: tem sua maior expressão nas culturas temporárias e, dentre estas, a liderança cabe ao cultivo da mandioca vindo a seguir: abacaxi, arroz, cana-de-açúcar, feijão, fumo, juta, malva, melancia, melão e milho. Entre as permanentes merecem registros: abacate, banana, cacau, laranja, limão, manga e tangerina.

Pecuária: os principais rebanhos são representados por bovinos e suínos, cuja produção além de atender ao consumo local, é exportada para outros municípios, notadamente Manaus.

Pesca: praticada em moldes artesanais e dirigida principalmente para o consumo local.

Avicultura: desenvolvida em moldes domésticos.

Extrativismo Vegetal: a exploração dos recursos florestais no município é baseada no extrativismo da borracha, do pau-rosa, coleta da castanha, essências oleaginosas (andiroba e copaíba), gomas não elásticas e frutas, que outrora absorvia um considerável contingente de trabalhadores rurais. Tem apresentado um processo de desaceleramento nessa atividade, mormente a borracha, face à política governamental para com a heveicultura nacional.

Extrativismo Mineral: a par da comprovada existência de petróleo no município, há em Nova Olinda ocorrências mineralógicas, detectadas e catalogadas pelos órgãos oficiais do governo.

Foram descobertas, na década de 80, pela PETROMISA/ PETROBRAS no Município de Nova Olinda do Norte, nas localidades de Fazendinha e Arari, reserva de silvinita de 1.002,3 milhões de toneladas, com teor médio de 18,5% de K2O equivalente, a maior jazida do mundo de silvinita.

A Presidente Dilma Rousseff, afirmou, em março de 2011, que o Brasil vai explorar as jazidas de silvinita no Amazonas, de propriedade da Petrobras. A Presidente disse que o Brasil precisa buscar a auto-suficiência na produção de fertilizantes, insumos essenciais na produção agrícola e que influenciam diretamente no preço dos alimentos.

Setor Secundário

Indústrias: olarias, serrarias, usina de beneficiamento de pau-rosa (essência), padarias e fábrica de móveis.

Setor Terciário

Comércio: estabelecimentos.

Serviço: hotel, supermercado, agências bancárias, restaurante, dentistas e consultório médico.

- Eventos Culturais

Festejos de São Sebastião (20 de janeiro)

Carnavolinda (04 de março)

Festejos de São José (15 a 19 de março)

Festival Folclórico – “Festa da Mandioca” (21 a 23 de agosto)

Festival das Frutas (04 de setembro)

FESTNON – Festival de Teatro de Nova Olinda do Norte (12 e 13 de setembro)

FECANON – Evento Musical, Artístico e Cultural (19 a 21 de setembro)

Festival da Cultura (24 e 25 de outubro)

Aniversário do Município de Nova Olinda do Norte (19 de dezembro)




Nenhum comentário:

Postar um comentário