MAPA

MAPA

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

O Suor Poupa o Sangue!

O Suor Poupa o Sangue!


Oração do Pára-quedista

Dai-me, Senhor meu Deus, o que Vos resta;
Aquilo que ninguém Vos pede.
Não Vos peço o repouso nem a tranqüilidade,
Nem da alma nem do corpo.
Não Vos peço a riqueza nem o êxito nem a saúde;
Tantos Vos pedem isso, meu Deus,
Que já não Vos deve sobrar para dar.
Dai-me, Senhor, o que Vos resta,
Dai-me aquilo que todos recusam.
Quero a insegurança e a inquietação,
Quero a luta e a tormenta.
Dai-me isso, meu Deus, definitivamente;
Dai-me a certeza de que essa será a minha parte para sempre,
Porque nem sempre terei a coragem de Vo-la pedir.
Dai-me, Senhor, o que Vos resta,
Dai-me aquilo que os outros não querem;
Mas dai-me, também, a coragem
E a força e a fé.

-  Lemas Eternos

O Suor Poupa o Sangue!
Instrução Dura... Combate Fácil!
Andorinha que Anda com Morcego Acaba Voando de Cabeça para Baixo!

Ainda ecoam na minha alma alguns brados eternamente repetidos nas magistrais arcadas de minha saudosa Academia Militar das Agulhas Negras. Nossos instrutores, selecionados a dedo, eram combatentes de escol e nos ensinaram a controlar nossos medos e a enfrentá-los e, sobretudo, a ultrapassar nossos limites físicos e psicológicos para atingir os objetivos propostos.

A disciplina militar prestante
Não se aprende, Senhor, na fantasia,
Sonhando, imaginando ou estudando,
Senão vendo, tratando e pelejando.
 (Luís Vaz de Camões)

Alguns mais desavisados teimam em afirmar que os tempos mudaram e que a rigidez dos treinamentos de outrora já não tem mais sentido. A pressão psicológica, as noites indormidas, o esforço físico levado ao limite, a alimentação escassa tem uma única finalidade, tentar colocar o guerreiro em uma situação similar à que ele vai encontrar no combate onde sob condições extremamente adversas ele terá de ser capaz de tomar a melhor decisão no momento mais adequado.

  Treinamentos

O inverno mais uma vez tem prejudicado sensivelmente minhas jornadas náuticas, mas graças aos ensinamentos que adquiri em Resende, sempre que possível parto para o confronto direto enfrentando o frio cortante e a procela. No último fim de semana confiei nos “homens do tempo” que prometiam frio, mas muito sol na tarde de domingo e empreendi minha navegação pelas lagoas e lagunas litorâneas. O frio intenso se tornava suportável graças aos abrasadores raios solares e procurei me distrair com a paisagem. Fui recompensado com a visão de um bando de doze capivaras que “lagarteavam” preguiçosamente na margem do Canal Manoel Nunes. Eram quatro fêmeas adultas com dois filhotes cada uma. Continuei minha saga e depois de remar por duas horas, sem parar, para não esfriar o corpo, as nuvens, repentinamente, encobriram o sol e, imediatamente, a temperatura cai e trouxe consigo uma garoa fina e gelada. Cheguei a meu destino, barra do Rio Tramandaí, literalmente “encarangado”. Depois de um reconfortante banho quente, mergulhei os pés em uma bacia de água quente e provei um delicioso chá preparado pela Rosângela. Depois de sofrer, por mais de duas horas, com o frio intenso consegui, graças aos cuidados de minha querida amiga, recuperar-me plenamente.

O treinamento não pode, absolutamente, ser interrompido porque na Semana Farroupilha estarei junto com o Coronel Pastl e o Professor Hélio subindo a Laguna dos Patos de Pelotas a Porto Alegre. Será um reconhecimento para a Travessia a ser realizada em abril de 2012 em homenagem ao Centenário do Colégio Militar de Porto Alegre.




Nenhum comentário:

Postar um comentário