MAPA

MAPA

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Encontro com Thiago de Mello

Encontro com Thiago de Mello


“Fica decretado que o homem não precisará nunca mais duvidar do homem. Que o homem confiará no homem, como a palmeira confia no vento; como o vento confia no ar; como o ar confia no campo azul do céu”. (Thiago de Mello)

Estava distraído, selecionando alguns livros numa banca próxima ao Teatro Amazonas, quando fui surpreendido por uma imagem querida e conhecida. Todo de branco, ostentando uma bela e alva cabeleira coberta por chapéu igualmente branco, Thiago entrou na livraria com a suavidade de um anjo no paraíso. Fiquei boquiaberto e, não confiando em minha percepção, procurei confirmar minha expectativa com o coronel Teixeira. A expressão boquiaberta do Teixeira não deixava dúvidas, se tratava definitivamente de Thiago de Mello.

Só se ama aquilo que se conhece e entende.
Só se defende o que se ama” (Thiago de Mello)

Cumprimentei-o e relatei minha profunda admiração pelo maior poeta do estado do Amazonas. Confirmei, com ele, as palavras que uso no fechamento de todas as minhas palestras - palavras as quais ouvi em uma de suas entrevistas a uma rede de televisão - “Só se ama aquilo que se conhece e entende. Só se defende o que se ama”. Fiz um breve relato de nosso Projeto Aventura Desafiando o Rio-mar e o poeta se entusiasmou com a idéia. Pediu meu endereço em Porto Alegre para enviar-me alguns de seus livros. O poeta mostrou-me algumas de suas obras nas prateleiras e fez um breve relato das motivações que o levam a criar determinadas poesias. Foi realmente um privilégio desfrutar, ainda que por alguns momentos, da convivência desta tão conhecida e amada personalidade amazonense.

- Amadeu Thiago de Mello

“Eu consagro a minha vida, a minha palavra falada e a minha palavra escrita, ao esforço diário de reduzir o abismo entre aqueles que comem três vezes ao dia e aqueles deserdados que desconhecem o cheiro do pão. Consagro a minha vida à união dos povos latinos. Eu fiz a opção entre o apocalipse e a utopia. Escolhi a utopia porque acredito que é possível construir uma sociedade mais justa e mais solidária”. (Thiago de Mello)

Thiago de Mello, poeta amazonense e ícone da literatura regional, nasceu em Bom-Socorro, município de Barreirinha a 30 de março de 1926. Estreou, na literatura, aos 25 anos com o livro de poemas ‘Silêncio e Palavra’. Foi Adido Cultural da Embaixada do Brasil no Chile; nos anos sessenta, e durante a revolução de 1964, cumpriu seu período no exílio, residindo no Chile, na Argentina, em Portugal, na França e na Alemanha. Em 1978, voltou ao Brasil e teve suas obras publicadas pela Editora Civilização Brasileira. Seu poema mais conhecido é ‘Os Estatutos do Homem’. Em 1975, seu livro, Poesia Comprometida com a Minha e a Tua Vida, foi premiado pela Associação Paulista dos Críticos de Arte, tornando-o reconhecido internacionalmente como um intelectual engajado na luta pelos Direitos Humanos.

Em homenagem aos 80 anos do poeta, foi lançado pela Karmim, em 2006, o CD comemorativo -  A Criação do Mundo, contendo poemas que o autor produziu nos últimos 55 anos, declamados por ele próprio e musicados pelo irmão, Gaudêncio Thiago de Mello.

Nenhum comentário:

Postar um comentário