MAPA

MAPA

quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Desafiando o Rio-Mar: Codajás/Anori

Desafiando o Rio-Mar: Codajás/Anori

"Há mais pessoas que desistem do que pessoas que fracassam”. (Henry Ford)


- Codajás

À tarde do dia 13 de janeiro saímos com o secretário de Cultura Cleuci Barbosa Alves para uma volta pelo município. Cleuci nos levou até as plantações de Açaí e ao sítio onde será instalada a usina Termelétrica da cidade, movida pelo gás natural de Urucu. O secretário afirmou que, infelizmente, as empresas contratadas pela Petrobras estão poluindo igarapés e comprometendo vertentes d’água, sem qualquer comprometimento com o meio ambiente. Ao retornar, já na Casa de Cultura de Codajás, fotografei algumas peças de cerâmica indígena encontradas às margens do Badajós. Segundo o secretário, nenhuma instituição científica realizou levantamentos no sítio arqueológico de Badajós.

Gostaria de deixar registrado um agradecimento aos proprietários e funcionários do Hotel Cunha e Cunha pela qualidade das instalações e atendimento prestados.

- Largada para Anori

Acordamos às 04h30min e solicitei à Polícia Militar para antecipar o horário antes agendado, para podermos carregar nossos pertences; partimos às 05h30min. Na primeira curva do rio Solimões fiz uma parada, como era de praxe, para descansar após 01h40min de navegação e 21 km percorridos. O Romeu e a Maria Helena tinham avançado por demais e continuaram remando, sumindo da minha linha de visada. Após tomar um pouco d’água e comer umas bananas, retornei ao rio procurando pelos dois parceiros, com a resolução de parar novamente só após alcançá-los. Mantive minhas remadas compassadas tentando avistar os dois remadores.

- Chegada em Anori

Avistei a foz do Anori e fui novamente saudado por botos tucuxis e um enorme boto vermelho, o maior e mais belo que já havia visto. Ele não possuía nenhum matiz de cinza e exibia seu dorso de um vermelho formidavelmente homogêneo. Ao passar por alguns flutuantes e entrar em um dos acessos ao lago, a correnteza forte me assustou e procurei navegar pelo lado de dentro das curvas. Como já fazia algum tempo que eu não ingerira alimento ou líquido, resolvi saborear algumas ‘araçás’ que abundam as margens do lago. A frutinha, muito semelhante no aspecto e no gosto às acerolas, me revitalizou e consegui, inclusive, emparelhar com um dos motores que se dirigia a Anori e acompanhá-lo até o porto.


- A ‘mão amiga’ da Polícia Militar, da Consag e Prefeitura de Anori

Aportei no flutuante da Consag, mais uma vez. Um dos membros da companhia, que já nos conhecia desde Coari, fez as apresentações e, rapidamente, o caiaque foi guardado pelos amigos da Consag no depósito. Serviram-nos uma caldeirada no flutuante mesmo e acionaram pelo 190 nossos ‘anjos da guarda’ que, chefiados pelo sargento Osmar, apresentaram-se imediatamente no local e carregaram nosso material para a viatura policial. Antes de embarcarmos na viatura, o Sargento Osmar nos apresentou o vice-prefeito do município, senhor Ângelo Barroso, que foi nos receber pessoalmente no porto e nos franqueou a alimentação e pousada na sua cidade. O Osmar saiu conosco para tentar encontrar acomodações nos hotéis da cidade, lotados com funcionários da Consag. Fui levado até o restaurante Cinco Irmãos para nossas refeições e depois de uma busca exaustiva fomos acomodados nos Hotéis SK e Maria Isabel.

- Primeiro dia em Anori (14 de janeiro de 2009)

Tomei um bom banho, lavei minhas roupas, descansei um pouco e me dirigi ao restaurante lá pelas 15h00min para o almoço. A Maria Helena passou pela rua enquanto eu almoçava e eu a chamei. Depois do almoço, fui até a lan house e consegui contatar a minha filha Vanessa, o amigo Araújo e a amiga Mary. Como estava lenta demais, desisti de enviar as fotos de Coari que tinha tirado no último dia. Às 20h00min concedemos uma entrevista, na Rádio Comunitária Anori FM, aos dinâmicos repórteres Roberto e Letícia, que nos agendaram outra para as 08h00min horas do dia seguinte.

- Segundo dia em Anori (15 de janeiro de 2009)

Depois do café, às 07h00min nos deslocamos para a rádio e, no caminho, fomos convidados pela senhora Nazaré, que ouvira a entrevista do dia anterior, para um café. Depois da entrevista, o Romeu foi para o porto para mostrar os caiaques para a gurizada local e eu sai com o Secretário do Turismo e Meio Ambiente senhor Edir Mota Moura. O município carece de um centro cultural e de uma casa de cultura;o balneário planejado pela administração anterior ficou só no papel, enfim, o Secretário tem muito o que fazer... Embora não sejam diretamente ligada à sua pasta, as escolas que visitamos, tanto do município quanto do estado, estão muito longe daquelas que pudemos observar ao longo da calha do Solimões. Embora a infra-estrutura seja fácil de reparar, achamos que o desafio maior seja o de tentar comprometer a comunidade com a manutenção e preservação do patrimônio público. Concluímos nosso tour pela cidade entrevistando duas queridas freirinhas gaúchas, cujo teor da entrevista vamos colocar no blog.

- Agradecimento a Anori

Gostaríamos de agradecer especialmente ao Sargento PM Osmar, ao Vice-Prefeito Ângelo Barros e a seu secretário do Turismo e Meio-Ambiente Edir Mota Alves, ao pessoal da Consag e aos repórteres Letícia e Roberto, da Anori FM, por tornarem nossa estada na cidade tão agradável e produtiva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário